A dupla de beach tennis da UFMS formada por Caroline Ferreira de Freitas e Maria Julia Cavalcanti e Castro conquistou a segunda colocação nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia. O evento foi realizado no Rio de Janeiro de 19 a 26 de agosto e reuniu mais de dois mil participantes de todo o País.
“A UFMS tem investido nas políticas de incentivo e apoio aos estudantes atletas, seja por meio de bolsas, auxílios para as viagens, uniformes, oferta de vaga na Academia Escola para realizarem os treinamentos físicos. Os investimentos têm contribuído no desempenho de nossos estudantes atletas, exemplo disso é a conquista do pódio das estudantes atletas do beach tennis, ficando em segundo lugar. A dedicação, o empenho, a disciplina nos estudos e nos treinos são méritos delas e a UFMS fica feliz de fazer a diferença no esporte de rendimento”, declara a secretária de Projetos e Eventos Esportivos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Edineia Ribeiro.
Para a estudante do Curso de Fisioterapia do Instituto Integrado de Saúde e bolsista do Programa Bolsa Atleta, Raissa Caroline Ferreira de Freitas, a experiência de participar do JUBs é sempre única e especial. Ela competiu em 2022 e 2023, em dupla com a estudante de Enfermagem, Naiady Ortega Gonçalves; também conquistou o pódio no ano passado e ainda a premiação Melhores do Ano – Temporada 2023 da Confederação Brasileira do Desporto Universitário.
A atleta conta que o JUBs Praia deste ano teve o recorde de participação na modalidade, com 19 duplas, e diz que já esperava uma maior competitividade. “Eu nunca fico pensando no futuro, minha única expectativa é conseguir dar o meu melhor dentro de quadra e colher os frutos, mas é claro que a gente sempre sonha com o pódio”, revela.
Sobre a nova formação com Maria Júlia, a estudante explica que já se conheciam pela prática do esporte. “Naiady terminou a faculdade no ano passado e, consequentemente, eu não conseguiria mais disputar o JUBs, mas por sorte a Maria Júlia ingressou na UFMS esse ano. Já nos conhecíamos do beach tennis e não pensamos duas vezes antes de formar a dupla. Desde o início, foi muito bom, jogamos alguns torneios aqui na cidade mesmo para treinar e alinhar algumas coisas. Jogar com a Maju é muito leve, sentimos confiança uma na outra e conseguimos nos ajudar dentro de quadra”, comenta.
A atleta pontua que além da bolsa, a Universidade forneceu auxílio para a participação no evento, utilizado para alimentação, inscrição e uniformes. “É um privilégio muito grande fazer parte de uma Instituição que valoriza o esporte e faz de tudo para que os estudantes consigam conciliar os dois mundos. Não é fácil fazer um curso integral e conseguir encaixar os treinos, academia, lazer e trabalho, mas o Bolsa Atleta torna isso possível”, completa.
Esta foi a primeira vez que a estudante de Nutrição, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, Maria Júlia Cavalcanti e Castro, participou do JUBs. “Foi uma experiência maravilhosa, a organização e estrutura estavam incríveis. Sabíamos que não seria fácil, mas tínhamos muita vontade de conquistar o pódio, por isso a expectativa era boa”, declara.
O JUBs Praia teve competições em 12 modalidades: águas abertas, basquete 3×3, beach hand, beach soccer, beach tennis, beach wrestling, cross training, futevôlei, skate, surf, vôlei 4×4 misto e vôlei de praia. Mais informações podem ser obtidas na .
Texto: Ariane Comineti
Fotos: Arquivo/Proece