Cerca de uma tonelada de alimentos arrecadados no Arraiá UFMS 2024, realizado na Cidade Universitária no dia 16 de agosto, foram entregues a quatro instituições filantrópicas de Campo Grande. As instituições beneficiadas foram selecionadas por meio de cadastro em edital de fluxo contínuo, que pode ser acessado .
A vice-reitora Camila Ítavo avalia que a doação de alimentos incentiva a atitude cidadã dentro da Universidade. “Quando a gente pensa na arrecadação de alimentos, trabalha para além da formação técnica, com a formação humana e cidadã. Às vezes, a gente acha que tem pouco, mas sempre pode contribuir com o próximo”.
“Fazemos tudo de uma maneira transparente, por meio de edital. Faço o convite para que todas as instituições que assim desejarem participem dos editais de cadastro. Vamos atender todas as instituições por ordem de cadastro, de modo que essa doação chegue o mais rápido possível ao destinatário”, enfatiza a vice-reitora.
O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, reforça a oportunidade da formação cidadã por meio das boas ações. “Com essas ações, a gente tem uma oportunidade enorme, tanto de sensibilizar as pessoas, quanto de promover boas ações, ações virtuosas, no âmbito da Instituição. Faz parte da formação dos nossos estudantes e mostra que, com uma solidariedade simples como a doação de um alimento, a gente sempre pode fazer mais por alguém”.
“O Arraiá deste ano superou as expectativas, foram mais de mil pessoas participando, 18 barraquinhas de alimentos, mais do que o ano passado. E a arrecadação também aumentou, com quase mil quilos dessa vez. A gente sempre busca arrecadar um quilo de alimento não perecível na entrada de todos os eventos, vamos juntando e depois repassamos para essas instituições cadastradas e que tanto precisam de doações”, avalia o diretor de Cultura e Esporte, João Batista de Santana.
A Casa Lar Lions Clube Campo Grande Sul foi uma das selecionadas para recebimento da doação. A instituição atua como residência inclusiva, atendendo pessoas com deficiência física e mental. “Nós prezamos sempre pelo bem-estar de todos. E isso inclui também a alimentação. Para nós, é de suma importância receber doações da comunidade, precisamos disso para nos manter. Agradecemos por essa colaboração”, comenta a assistente social Ariane Rosa.
O Instituto Sul Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas também foi beneficiado na ação solidária. A organização promove a inclusão e reabilitação de pessoas com deficiências visuais, buscando garantir uma vida autônoma para os atendidos. “Oferecemos almoço para as pessoas que são atendidas, muitas são de outras cidades do Estado. Esses alimentos com certeza vão contribuir bastante, vão fazer a diferença”, avalia o coordenador Dionísio Bellini.
Parte dos alimentos arrecadados também foram repassados para a Associação Lar do Pequeno Assis, que oferece atividades recreativas para 180 crianças da região do bairro Tiradentes, em Campo Grande. “Tudo que as crianças do projeto consomem de alimento vem de doação. Hoje em dia as coisas não estão fáceis, essa semana estávamos com pouca comida, já pensando em como conseguir para manter o projeto. A doação veio em boa hora, com certeza fez toda a diferença”, comenta o representante da organização, Altair Santos.
O Instituto de Desenvolvimento Evangélico também foi selecionado para recebimento dos alimentos. Há 24 anos, a organização atende 180 crianças e adolescentes do bairro Portal Caiobá, além de suas famílias, oferecendo atividades educativas e recreativas. “Muitas famílias já nos procuraram essa semana para conseguir alimentos, e a gente estava precisando para fazer a doação. Então, chegou em uma hora muito boa. Além do lanche para as crianças, vamos poder estar entregando para as famílias também”, comenta a assistente administrativa da organização, Fernanda Beatriz.
Texto: Alíria Aristides
Fotos: Álvaro Herculano