ÈÕ±¾ÎÞëÖгö

Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSP participa do Dia de Luta pela Democracia Brasileira com debate entre Federais paulistas
Início do conteúdo da página

IFSP participa do Dia de Luta pela Democracia Brasileira com debate entre Federais paulistas

Evento acontece na próxima quinta-fera (5) e será transmitido pelo Youtube

  • Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2023, 18h19
  • Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2023, 11h59
  • Acessos: 9801

O dia 5 de outubro, que marca o aniversário da promulgação da Constituição Federal, ganhou um significado adicional: o Dia de Luta pela Democracia Brasileira. Esta foi uma iniciativa, liderada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e outras entidades científicas e da sociedade civil, também foi incorporada ao calendário das Instituições de Ensino Federais do Estado de São Paulo.

Para enriquecer o debate sobre os valores e princípios democráticos, as instituições de ensino Federais do estado de São Paulo promoverão uma Mesa-Redonda sobre o "Dia de Luta pela Democracia Brasileira" no dia 5 de outubro, a partir das 17 horas. Os participantes da mesa-redonda incluem:

  • , professora adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC);
  • , professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);
  • ,Ìýprofessor e pró-reitor de Extensão e Cultura (IFSP);
  • , professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar.

O evento será transmitido ao vivo no Canal do IFSP no YouTube.

Esta é uma atividade nacional, com o apoio de várias instituições, incluindo a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), universidades públicas, institutos Federais e Centros Federais de Ensino. Uma mesa redonda nacional exclusiva sobre o tema está programada para ocorrer das 14 às 16 horas, juntamente com várias outras atividades organizadas pelas entidades participantes. A programação completa das universidades e institutos federais estará disponível no site da Andifes.

Segundo a Andifes, o Dia de Luta pela Democracia Brasileira nasceu da necessidade de conscientizar a sociedade, especialmente os jovens, sobre os fundamentos essenciais da democracia diante dos desafios relacionados à ditadura, tortura e censura. Em um regime democrático, os direitos como liberdade de expressão, manifestação, locomoção e acesso à justiça são garantidos e devem ser fortalecidos.

Ìý

registrado em:
Fim do conteúdo da página