ÈÕ±¾ÎÞëÖгö

Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aplicativo calcula distanciamento adequado em salas de aula
Início do conteúdo da página

Aplicativo calcula distanciamento adequado em salas de aula

Ferramenta éÌý criada em parceria por pesquisadores do IFSP, da Unifesp e da UEM

  • Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 14h54
  • Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2020, 11h07
  • Acessos: 25253

Os professores Juliano Bortolete, do Câmpus Itaquaquecetuba, e Thiago Siqueira, do Câmpus Campos do Jordão, participam da equipe de desenvolvimento do aplicativo-web . A ferramenta gratuita é fruto de uma parceria que envolve pesquisadores do IFSP, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O objetivo é auxiliar gestores educacionais a fazer um distanciamento adequado entre carteiras nas salas, quando for autorizada a retomada segura de aulas presenciais no Brasil, seja em educação básica ou no ensino superior.

De acordo com o professor Juliano, a ferramenta não pode ser utilizada isoladamente como estratégia para o retorno às atividades acadêmicas. Segundo ele, é descrito, no próprio aplicativo, que a solução tecnológica não resolve outros problemas inerentes ao fluxo da volta às aulas, que constituem variáveis igualmente fundamentais para garantir a segurança de todos, sendo necessário um planejamento adequado do contexto mais geral.

Segundo os idealizadores, embora o foco do aplicativo seja voltado para o planejamento de salas de aulas, os recursos desenvolvidos podem ser utilizados em vários outros contextos. Por exemplo, a disposição de assentos em anfiteatros e estádios, mesas em restaurantes, cadeiras em salas de espera de hospitais, entre outros. Para fazer o cálculo, o usuário deve preencher os parâmetros solicitados nos respectivos campos, sendo que é fundamental saber previamente as dimensões da sala e de cada carteira ou assento.

Além dos professores do IFSP, participam do projeto Sala Planejada os seguintes pesquisadores: Francisco Sobral (UEM); Luís Felipe Cesar da Rocha Bueno (coordenador), Antônio Augusto Chaves, Frederico Pelogia, Gustavo Collaço, Horacio Hideki Yanasse, Luiz Leduino de Salles Neto, Marcos Magueta, Renan Brito Butkeraites e Tiago Silva, da Unifesp. Eles submeteram um resumo da Sala Planejada para a seção especial sobre covid-19 do 52º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.

Observação: não há, por parte do IFSP, previsão de retorno às atividades de ensino de modo presencial. O Instituto considera que iniciativas como o projeto Sala Planejada são importantes para o planejamento seguro, quando houver essa possibilidade, o que depende dos desdobramentos da pandemia e está condicionado à segurança de toda a comunidade acadêmica.

registrado em:
Fim do conteúdo da página