Meninas campeãs na Inovação: equipe do Câmpus Bragança Paulista vence Programa Inova Jovem 2019
A equipe Girl Tech Power sagrou-se campeã na categoria principal e alunos do Câmpus Campinas também foram premiados na competição.
Um grupo de alunas do Câmpus Bragança Paulista levou o primeiro lugar na 6ª edição do Programa Inova Jovem 2019, competição realizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp. A final da competição aconteceu na última quinta-feira, 31 de outubro. O Programa Inova Jovem é voltado a alunos do ensino médio regular ou técnico com objetivo de ensinar ferramentas que os possibilitem enxergar o empreendedorismo como opção de carreira. De um total de 173 equipes inscritas, somente 6 foram classificadas para a final.
A equipe Girl Tech Power, do Câmpus Bragança Paulista, sagrou-se campeã na categoria principal (Avaliação da Banca). A equipe é formada pelas alunas Hellen Thainá Turri, Livia Rodrigues Fernandes e Raissa Cascaval Alves, do curso Técnico Integrado em Informática, e pelas alunas Giovanna Gonçalves Mariano e Laura dos Reis de Godoy, do curso Técnico Integrado em Mecânica, que foram orientadas pelos professores Luciano Bernardes de Paula e Cintia Macedo de Lima. A equipe recebeu troféus e R$ 5.000,00 de premiação.
As cinco estudantes desenvolveram um aplicativo que visa a melhoria na qualidade de vida de portadores de fibromialgia, uma sÃndrome caracterizada por dor crônica generalizada geralmente associada a fadiga, distúrbios do sono e sintomas cognitivos, o que causa grande limitação aos portadores de exercer quaisquer funções.
ÌýO Programa Inova Jovem 2019
Na competição, participaram de uma primeira etapa na qual participaram do Workshop de Capacitação sobre inovação e como usar a metodologia Business Model Canvas (BMC) para modelar suas ideias de negócios, e enviaram seus canvas para avaliação e classificação na próxima fase. As equipes finalistas puderam participar dos treinamentos de pitch para a grande final.
Dobradinha do IFSP - Nesta edição, pela primeira vez, o Programa teve a categoria de Voto Popular, escolhido dentre os finalistas pelo público presente. Outra equipe do IFSP, desta vez do Câmpus Campinas, levou o troféu e certificados. A equipe Bag Alarm, composta pelos alunos Manuela Nicoliello, João Pedro Longhi e Weliny Cabral, propôs um dispositivo que calcula e alerta casos de sobrecarga de mochilas, segundo o peso de cada usuário, evitando o desenvolvimento de doenças por excesso de carga nas costas como lordose ou hérnia de disco.
Ìý
Redes Sociais