ձëг

âܲ recebem exposições UFMS 45 anos e UFMS Além dos Olhos

As exposições UFMS 45 anos e UFMS Além dos Olhos seguem percorrendo os câmpus. As mostras estão disponíveis para visitação da comunidade universitária nos âܲ de Coxim e de Nova Andradina (CPNA) até quarta-feira, 27. Em seguida, as exposições encerram o itinerário nos âܲ de Naviraí (CPNV) e de Ponta Porã (CPPP), de 30 de novembro a 7 de dezembro.

Desenvolvida pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), a exposição UFMS 45 anos reúne fatos históricos, dados e curiosidades sobre a Universidade, compilados pelo Arquivo Central desde 2019. Já a exposição UFMS Além dos Olhos apresenta as fotos escolhidas pela 8ª edição do concurso fotográfico para o calendário institucional de 2025. Os registros fotográficos foram submetidos à avaliação de uma comissão julgadora formada por representantes da Agecom, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, e à votação popular no perfil institucional no Instagram.

ձëг a toda a comunidade do CPNA no Corredor Central e saguão do Bloco 2, as exposições representam uma oportunidade para estudantes, professores, técnicos-administrativos e colaboradores integrarem a comemoração das quatro décadas e meia de Federal. “Conhecer a história dos 45 anos da UFMS desperta um sentimento de pertencimento. Somos o presente, o momento atual, mas muitas pessoas e fatos nos antecederam, bem como nossas ações vão impactar o futuro da nossa UFMS”, diz a diretora do CPNA, Solange Fachin. “Venha conhecer um pouco mais da nossa Universidade”, convida.

O diretor do CPNV, Marco Antonio Costa da Silva, expõe a satisfação em receber as mostras como uma forma de registrar e compartilhar a memória da UFMS. “Muitos dos nossos servidores têm muito pouco tempo na UFMS e não conhecem essa história. Da mesma forma como a gente tem alunos que chegam a todo momento, então resgatar isso, contar para eles como a UFMS era, o que ela fez, como foi a sua consolidação, o seu crescimento ao longo desses 45 anos é extremamente importante. A história precisa ser contada por vários aspectos, e muitos desses aspectos passam pela gratidão por aqueles que estiveram antes da gente, por aqueles que pensaram nessa Instituição, por aqueles que construíram esses espaços, por aqueles que fizeram com que esse território se tornasse o que é hoje”, aponta.

“Muita gente não conhece principalmente as unidades setoriais que estão fora da sede. Então, poder participar, poder contribuir e ver o resultado disso nessa exposição é muito bacana. Para nós que estamos aqui, ver essa exposição é um momento ímpar”, acrescenta o diretor.

“Convido a toda comunidade acadêmica e do município de Ponta Porã a conferir mais uma vez essa edição da exposição Além dos Olhos e admirar a beleza presente em nossa Universidade”, reforça o diretor do CPPP, Leonardo Souza Silva.

“A história da UFMS se funde com a história de muitas cidades de Mato Grosso do Sul. Conhecer nossa história permite aos alunos se apropriar de sua própria história, fortalecendo o sentimento de pertencimento. No caso de Ponta Porã, a presença da UFMS remonta aos anos 80, sendo fruto de uma grande luta da comunidade”, afirma. “A presença da exposição sempre é uma oportunidade para refletirmos sobre o tamanho e a importância da UFMS para o Mato Grosso do Sul, além da mobilização entre a comunidade acadêmica para participar do concurso”, finaliza.

Texto: Thalia Zortéa

Foto: Otávio Zaguini