ձëг

7º Encontro Centro-Oeste de História da Mídia começa hoje na Cidade Universitária

A partir de hoje, 21, a Cidade Universitária sedia o 7º Encontro Centro-Oeste de História da Mídia, no Anfiteatro Marçal de Souza Tupã-Y, localizado no Corredor Central. O evento, com o tema Políticas do tempo na história das mídias – contextos regionais, é uma parceria entre a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), o Curso de Jornalismo e o Programa de Pós-Ұܲçã em Comunicação da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc).

O professor da Faalc e coordenador do evento regional, Mário Luiz Fernandes, ressalta que a programação estimula as pesquisas científicas na área. “Um dos principais objetivos é reunir pesquisadores da área da história da imprensa, conhecer as pesquisas que estão sendo desenvolvidas país afora, além de divulgar essa produção”, aponta. “É uma demonstração de resistência da pesquisa acadêmica sobre a memória da nossa imprensa”, complementa.

A abertura do evento será realizada hoje, às 18h, com a palestra da professora Marialva Barbosa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que é reconhecida pela sua experiência acadêmica em comunicação. Ela foi presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação entre 2014 e 2017, e recebeu o prêmio Luiz Beltrão na categoria Maturidade Acadêmica em 2008.

O coordenador do evento ressalta que a pesquisadora é uma das maiores na área da imprensa no Brasil. “Ela tem, nada mais, nada menos, que 30 livros escritos, 117 artigos científicos publicados. Só neste ano de 2024, ela está lançando três livros, inclusive a gente vai fazer o lançamento dos livros dela hoje à noite [na abertura] também”, destaca Mário Luiz Fernandes.

No segundo dia do evento, 22, a programação começa às 8h30, com uma mesa-redonda sobre o tema A imprensa do Centro-Oeste na ditadura militar, com a participação de professores convidados. “É uma temática relevante que não pode ser passada em branco, a imprensa do Centro-Oeste teve um papel atuante nesse processo, seja combatendo a ditadura ou seja apoiando”, enfatiza o coordenador do evento.

Durante a tarde, a partir das 13h30, ocorre a apresentação de trabalhos divididos em grupos temáticos, que irão apresentar as pesquisas realizadas em diferentes campos e aspectos da mídia da região Centro-Oeste. “Essas pesquisas são parcerias entre professores e alunos. Então, os professores participam nesse processo justamente de estimular os alunos de graduação e de pós-graduação no desenvolvimento de pesquisa”, finaliza.

Para mais informações, acesse a do evento.

Texto: Isadora Prado, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica